livros1

mendeleiev 2

Dimitrij Mendelejew, nascido a 8 de fevereiro de 1834, é o homenageado deste dia no Google com a imagem colorida que aqui publicamos. Este físico e químico russo foi o criador da primeira tabela periódica, na altura apenas com os 63 elementos conhecidos. Contudo, organizou-a com critérios horizontais, verticais e diagonais, deixando espaços em branco para outros elementos que ainda não eram conhecidos. Durante décadas, muitos químicos foram dedicando o seu trabalho a completar estes espaços, com descoberta de novos elementos químicos, cujas propriedades já tinham sido previstas por Mendelejew. Hoje já vai em 118 elementos conhecidos.

Diz-se que Mendelejew foi o 17º filho de um casal, onde o pai era diretor da escola da terra, mas ficou cego e desempregado no ano do seu nascimento, e a mãe dirigia uma fábrica de vidros da família.

Depois de passar por Moscovo, São Petersburgo e Paris, foi para a Alemanha onde o seu temperamento explosivo o fez perder relacionamentos importantes para os seus estudos. Contudo, improvisou um laboratório no seu apartamento onde estudou a dissolução do álcool na água e fez importantes descobertas sobre estruturas atómicas, valência e propriedades dos gases. Diz-se, aliás, que Mendelejew teve influência na adoção dos 40% como percentagem mais comum de álcool na Vodka (cuja tradução significa aguinha, diminutivo de água), bebida nacional Russa.

O prémio Nobel da química de 1906 esteve envolvido em grande polémica pois diz-se que não foi para Mandelejew devido a vinganças e conspirações que deixaram a sua candidatura de fora dos possíveis galardoados. 

Faleceu no dia 2 de fevereiro de 1907, a poucos dias de completar 73 anos, vitimado por uma gripe e já praticamente cego. Está sepultado no Literatorskie Mostki em São Petersburgo.Em sua homenagem foi dado o seu nome a uma cratera na Lua e a um asteróide e criado artificialmente o elemento radioativo com o número atómico 101 conhecido como Mendelévio. No seu funeral, estudantes carregaram uma bandeira com a tabela periódica.

(a partir de: wikipédia)