livros1

Descartes jpeg

René Descartes nasceu no dia 31 de Março de 1596 em La Haye, a 300 km de Paris. Depois de renomeada para La Haye-Descartes, o nome dessa pequena vila francesa passou a ser, já no século XX, Descartes. 

Foi um notável filósofo, matemático e físico, por muitos considerado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna. Foi ele o pioneiro da fusão entre a álgebra e a geometria dando origem á geometria analítica e ao sistema de coordenadas que ainda hoje tem o seu nome (referenciais cartesianos).

Publicou imensos tratados científicos e filosóficos mas foi o " Discurso sobre o método", curiosamente apenas uma introdução a uma das suas obras, que mais fama recolheu. Segue-se um extrato desse extraordinário texto: 

..." considerando que os pensamentos que temos quando acordados nos podem ocorrer também quando dormimos, sem que neste caso nenhum seja verdadeiro,  resolvi supor que tudo o que até então encontrara acolhimento no meu espírito não era mais verdadeiro que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo em seguida, notei que, enquanto assim queria pensar que tudo era falso, eu, que assim o pensava, necessariamente era alguma coisa. E notando esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para primeiro princípio da filosofia que procurava." 

 

"Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra."      -      René Descartes