livros1

Arquimedes A

Arquimedes de Siracusa (287 a.c. e 212 a.c.) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrónomo grego e é tido como um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.

É considerado um fundador da hidrostática e da estática e descobriu a lei do empuxo e a lei da alavanca. Inventou a bomba de parafuso e muitas máquinas de guerra inclusivamente, ao que parece, capazes de levantar navios (garra de Arquimedes) ou incendiar navios (espelhos ustórios).

Foi o primeiro a encontrar uma aproximação muito acurada para o número π, descobriu a espiral que leva o seu nome e fórmulas para calcular volumes de sólidos de revolução. O túmulo de Arquimedes continha uma escultura ilustrando sua demonstração matemática favorita, consistindo de uma esfera e um cilindro com a mesma altura e diâmetro. Arquimedes tinha provado que o volume e a área da superfície da esfera são dois terços da do cilíndro incluindo suas bases.

A curiosidade mais conhecida sobre Arquimedes conta sobre como ele inventou um método para determinar o volume de um objeto de forma irregular. Enquanto tomava um banho, ele percebeu que o nível da água na banheira subia enquanto ele entrava, e percebeu que esse efeito poderia ser usado para determinar o volume exato de uma coroa real, que o Rei Hierão II pretendia saber, ainda, se era feita do ouro puro que tinha fornecido. “Eureka”, “Eureka” (descobri, descobri), terá gritado todo nu pelas ruas após sair da banheira sem se lembrar que não tinha roupas...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes