livros1


 

EinsteinAlbert Einstein, um dos maiores génios da humanidade, nasceu no seio de uma família judia no dia 14 de março de 1879.

No chamado Ano Miraculoso de Einstein, em 1905, publicou quatro trabalhos revolucionários: o efeito fotoelétrico, o movimento Browniano, a relatividade especial e a equivalência entre massa e energia, E=mc2, conhecida como "a mais famosa equação do mundo".

Entre muitos feitos extraordinários, os seus estudos em mecânica quântica e o desenvolvimento da teoria da relatividade geral, são tidos como os mais importantes para a física moderna. Aliás, a sua teoria da gravitação, de 1916, juntamente com a teoria da relatividade, continha previsões que cientistas do mundo inteiro têm vindo a comprovar. Ainda recentemente, os americanos da NASA ficaram maravilhados com a descoberta de ondas gravitacionais, exatamente 100 anos após as iniciais previsões de Einstein.

Em 1921 foi laureado com o Prémio Nobel da Física. Einstein era uma celebridade mundial e corria o mundo em palestras e conferências científicas: Japão, Singapura, Argentina, Brasil, Palestina, Estados Unidos da América, Inglaterra, etc. 

Quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha, em 1933, Einstein estava no Estados Unidos e não voltou para o seu país de origem, obtendo inclusivamente a cidadania americana em 1940. Como resultado dos seus avisos ao presidente americano Franklin Roosevelt do perigo da Alemanha desenvolver a bomba atómica, os Estados Unidos iniciaram o Programa Manhattan, disponibilizando imensos recursos financeiros e científicos, e tornaram-se o único país a desenvolver a bomba atómica durante a segunda guerra mundial. Sendo um pacifista, reconheceu o seu erro mas sempre se desculpou pelo perigo de serem os alemães de Hitler a conseguirem a primeira bomba atómica.

Morreu no dia 18 de abril de 1955, vítima de aneurisma, em Princeton, nos Estados Unidos. Escolheu não ser enterrado, mas sim cremado apesar de contrário aos costumes judeus, pois não queria tornar o seu túmulo em local de visita turística. O seu cérebro foi removido algumas horas após a sua morte, para ser estudado e preservado.

(a partir de: wikipédia)

Descartes jpeg

René Descartes nasceu no dia 31 de Março de 1596 em La Haye, a 300 km de Paris. Depois de renomeada para La Haye-Descartes, o nome dessa pequena vila francesa passou a ser, já no século XX, Descartes. 

Foi um notável filósofo, matemático e físico, por muitos considerado o fundador da filosofia moderna e o pai da matemática moderna. Foi ele o pioneiro da fusão entre a álgebra e a geometria dando origem á geometria analítica e ao sistema de coordenadas que ainda hoje tem o seu nome (referenciais cartesianos).

Publicou imensos tratados científicos e filosóficos mas foi o " Discurso sobre o método", curiosamente apenas uma introdução a uma das suas obras, que mais fama recolheu. Segue-se um extrato desse extraordinário texto: 

..." considerando que os pensamentos que temos quando acordados nos podem ocorrer também quando dormimos, sem que neste caso nenhum seja verdadeiro,  resolvi supor que tudo o que até então encontrara acolhimento no meu espírito não era mais verdadeiro que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo em seguida, notei que, enquanto assim queria pensar que tudo era falso, eu, que assim o pensava, necessariamente era alguma coisa. E notando esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para primeiro princípio da filosofia que procurava." 

 

"Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra."      -      René Descartes

Todos juntos 737x316

" Não confunda derrotas com fracasso nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão sempre haverá algumas derrotas, assim como na vida de um perdedor sempre haverá vitórias. A diferença é que, enquanto os campeões crescem nas derrotas, os perdedores se acomodam nas vitórias"

Roberto Shinyashiki

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência"

Henry Ford

"A nossa maior glória não reside no facto de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda"

Confúcio 

"A causa da derrota não está nos obstáculos, ou no rigor das circunstâncias. Está na falta de determinação e desistência da própria pessoa"

Buda

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei"

Pablo Picasso

 

Pedras no caminho? Guardo todas. Um dia vou construir um castelo...

...