
Theodore Roosevelt (1858-1919) foi o 26º Presidente dos Estados Unidos da América de 1901 a 1909. Além de estadista foi também historiador, naturalista e escritor. Membro do partido republicano, tal como o atual e controverso Presidente eleito Donald Trump, foi sucessivamente chefe da polícia de Nova Iorque, adjunto do secretário da Marinha, soldado na guerra Hispano-americana e governador de Nova Iorque. Foi o primeiro e, até agora, o único Presidente dos Estados Unidos a ser condecorado com a maior honra militar da América, e a única pessoa na História a receber a maior honra por valor militar e o maior prémio pela paz quando, em 1906, lhe foi atribuído este Prémio Nobel. O seu rosto está esculpido no famoso Monte Rushmore ao lado de outros três presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson e Abraham Lincoln.
Recordo-o aqui pelo contraste com o atual presidente americano, o intrigante milionário Donald Trump, e pela inspiração de alguns dos seus exemplos. As frases que escolhi, entre muitas outras que igualmente mostram o seu caráter especial, pretendem ser um impulso de reflexão para a postura que todas as pessoas, e alunos em particular, deveriam adotar na conduta diária e, em particular, nos momentos de maior desgosto.
Ferdinand Marques
“O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro”
“Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter”
“A morte é sempre e em todas as circunstâncias uma tragédia, pois, se não o é, quer dizer que a própria vida passou a ser uma tragédia”
Theodore Roosevelt
(a partir de: wikipédia e pensador.uol.com.br)