
Isaac Newton nasceu em Inglatera a 4 de Janeiro de 1643 e foi um genial físico e matemático, tendo ainda notórias incursões na astronomia, alquimia, filosofia e teologia.
Segundo a Royal Society, foi o cientista que causou maior impacto na história da ciência. A sua principal obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, de 1687, é considerada uma das mais influentes na história da ciência e descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton que fundamentam a mecânica clássica. O próprio Newton contava que a inspiração para formular a sua teoria sobre gravitação foi a observação da queda de uma maça de uma árvore. Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como Binómio de Newton.
O seu nascimento foi prematuro e o seu pai, um próspero fazendeiro que também se chamava Isaac Newton, morreu antes do seu nascimento. A sua mãe tentou fazer dele um agricultor mas ele odiava a agricultura.
Diz-se que era um aluno mediano, até que um episódio na sua vida mudou tudo: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno da classe e de todo o prédio escolar.
Por causa da peste negra, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista regressou a casa da mãe. Foi neste ano de retiro que construiu quatro de suas principais descobertas: o Teorema Binomial, o cálculo, a lei da gravitação universal e a teoria das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível.
De personalidade solitária e temperamento difícil, acabaria por falecer em 31 de março de 1727, com 84 anos, com problemas renais. Está sepultado na célebre Abadia de Westminster.
(a partir de : wikipédia)