livros1


newton banner 2

Isaac Newton nasceu em Inglatera a 4 de Janeiro de 1643 e foi um genial físico e matemático, tendo ainda notórias incursões na astronomia, alquimia, filosofia e teologia.

Segundo a Royal Society, foi o cientista que causou maior impacto na história da ciência. A sua principal obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, de 1687, é considerada uma das mais influentes na história da ciência e descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton que fundamentam a mecânica clássica. O próprio Newton contava que a inspiração para formular a sua teoria sobre gravitação foi a observação da queda de uma maça de uma árvore. Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido comBinómio de Newton.

O seu nascimento foi prematuro e o seu pai, um próspero fazendeiro que também se chamava Isaac Newton, morreu antes do seu nascimento. A sua mãe tentou fazer dele um agricultor mas ele odiava a agricultura.

Diz-se que era um aluno mediano, até que um episódio na sua vida mudou tudo: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno da classe e de todo o prédio escolar.

Por causa da peste negra, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista regressou a casa da mãe. Foi neste ano de retiro que construiu quatro de suas principais descobertas: o Teorema Binomial, o cálculo, a lei da gravitação universal e a teoria das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível.

De personalidade solitária e temperamento difícil, acabaria por falecer em 31 de março de 1727, com 84 anos, com problemas renais. Está sepultado na célebre Abadia de Westminster.

(a partir de : wikipédia)

 

Arquimedes A

Arquimedes de Siracusa (287 a.c. e 212 a.c.) foi um matemático, físico, engenheiro, inventor e astrónomo grego e é tido como um dos principais cientistas da Antiguidade Clássica.

É considerado um fundador da hidrostática e da estática e descobriu a lei do empuxo e a lei da alavanca. Inventou a bomba de parafuso e muitas máquinas de guerra inclusivamente, ao que parece, capazes de levantar navios (garra de Arquimedes) ou incendiar navios (espelhos ustórios).

Foi o primeiro a encontrar uma aproximação muito acurada para o número π, descobriu a espiral que leva o seu nome e fórmulas para calcular volumes de sólidos de revolução. O túmulo de Arquimedes continha uma escultura ilustrando sua demonstração matemática favorita, consistindo de uma esfera e um cilindro com a mesma altura e diâmetro. Arquimedes tinha provado que o volume e a área da superfície da esfera são dois terços da do cilíndro incluindo suas bases.

A curiosidade mais conhecida sobre Arquimedes conta sobre como ele inventou um método para determinar o volume de um objeto de forma irregular. Enquanto tomava um banho, ele percebeu que o nível da água na banheira subia enquanto ele entrava, e percebeu que esse efeito poderia ser usado para determinar o volume exato de uma coroa real, que o Rei Hierão II pretendia saber, ainda, se era feita do ouro puro que tinha fornecido. “Eureka”, “Eureka” (descobri, descobri), terá gritado todo nu pelas ruas após sair da banheira sem se lembrar que não tinha roupas...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes

2 periodo
 
De 5 de janeiro a 20 de março com interrupção no Carnaval de 16 a 18 de fevereiro. 
As aulas no centro de explicação mantém-se na semana de carnaval nos horários habituais ou no dia 18 para quem tem no dia 16 ou 17 (encerrados). Apenas a matemática em grupo com 2 aulas semanais, do 12º ano, poderá sofrer alterações diferentes.
 
Apesar de este ano só haver teste intermédio nacional a inglês do 11º ano, algumas escolas poderão internamente fazer as suas próprias provas. 
 
Bom trabalho.